ATENDIMENTO
ESPECIALIZADO - EDUCAÇÃO ESPECIAL 2020
ROTEIRO
DE ESTUDOS EM CASA
APRESENTAÇÃO:
Com
vistas a garantir a continuidade da aprendizagem dos alunos público-alvo da
Educação Especial, é essencial que o educador tenha como ponto de partida a
redefinição das expectativas de aprendizado, considerando as demandas
específicas de cada um dos alunos, com foco em suas potencialidades, e realize
a revisão e reorientação do planejamento de atividades, com estratégias
pedagógicas diversificadas, articuladas às competências, habilidades e
adaptações curriculares, atentando à importância da flexibilização do
currículo, a fim de dar continuidade ao desenvolvimento dos estudantes.
Dessa
forma, embora o responsável pelo planejamento seja o professor da sala regular,
ressalta-se que deve haver uma tarefa colaborativa, com a participação de
outros agentes da rede escolar, das famílias e estudantes.
Nesse contexto, o professor que atua
no Atendimento Educacional Especializado- AEE, sob a forma de Sala de Recursos,
na modalidade itinerante ou de CRPE, exerce um papel significativo em orientar
os professores da sala regular quanto à adaptação curricular e dos roteiros de
estudos para os estudantes. Além disso, têm o papel de elaborar as atividades
referentes ao próprio atendimento especializado, dando continuidade ao trabalho
realizado no contraturno, com vistas ao desenvolvimento de habilidades gerais
e/ou específicas de cada educando conforme suas necessidades.
Desse modo, ao alunado público-alvo da
Educação Especial, que realiza o Atendimento Educacional Especializado-AEE em
Sala de Recursos ou de forma itinerante, serão propostas, além dos roteiros de
estudos curriculares elaborados pelo(s) docente(s) que atua(m) no turno regular,
atividades de estimulação elaboradas pelo professor especializado - acompanhada
de orientação aos pais e/ou responsável para auxílio na execução do que
proposto. Ressalta-se que os roteiros e atividades devem ser entregues com a
mesma periodicidade do ensino regular, desde que as atividades propostas
indiquem o tempo de execução e não ultrapassem o estabelecido na Resolução SE
68/2017. O professor especializado deverá também manter um canal digital para
que os pais/responsáveis possam ter esclarecimentos em caso de dúvidas.
Seguindo as mesmas diretrizes
utilizadas para a disponibilização dos roteiros aos alunos sem deficiência, a
equipe gestora deve assegurar que todos os alunos tenham acesso às atividades
propostas para serem realizadas remotamente, disponibilizadas por meio digital
ou impressas.
Para promover a equidade, será
essencial a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação
curricular, tendo seu tempo de aprendizagem e métodos adaptados a sua
realidade. Assim, será essencial que os professores apoiem os estudantes, com
vistas a contemplar o desenvolvimento das aprendizagens realizando as adaptações
curriculares necessárias, bem como orientem os pais/responsáveis dos
alunos quanto à importância do papel que exercem na educação de seus filhos e
na mediação da aprendizagem.
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