DOE de 15/01/2015, Executivo I, pag 28
Instrução, de 14-1-2015
A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica,
considerando a necessidade de estabelecer procedimentos a serem observados na
escolarização de alunos com surdez/deficiência auditiva, matriculados na Rede
Estadual de Ensino, de que trata a Resolução SE 61/2014, expede a seguinte Instrução:
1.
DEFINIÇÃO DE SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA
As deficiências se apresentam definidas nos Decretos Federais 3.298/1999
e 5.296/2004. Segundo a alínea "b", do §1º, do artigo 5º, do Decreto
Federal 5.296, de 02 de dezembro, de 2004, são consideradas pessoas com
surdez/deficiência auditiva as que apresentam perda auditiva bilateral, igual
ou acima de quarenta e um decibéis (41dB) ou mais, aferida por audiometria na
média das frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Esta perda pode
estar ou não associada a outras deficiências.
2.
FORMAS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE)
O Atendimento Pedagógico Especializado (APE) disponibilizado aos
alunos com surdez/deficiência auditiva, matriculados em classe comum, será
garantido sob a forma de:
2.1- Sala de Recursos;
2.2- Atendimento Itinerante e
2.3- Professor Interlocutor de Libras/Língua Portuguesa para apoio na
interlocução do conteúdo curricular em sala de aula regular ou em outras
atividades pedagógicas, inclusive externas.
3.
MATRÍCULA
A matrícula de alunos com surdez/deficiência auditiva em unidades
escolares da Rede Estadual de ensino seguirá os trâmites definidos para todos
os alunos em idade escolar. A caracterização dos mesmos como alunos com
surdez/deficiência auditiva somente se configurará a partir da apresentação da avaliação
realizada por meio da audiometria.
3.1- MATRÍCULA EM
SALA DE RECURSOS
No encaminhamento do aluno para o Atendimento Pedagógico Especializado
- APE, em Sala de Recursos na Rede de Ensino do Estado de São Paulo, a
audiometria deverá compor a documentação escolar a fim de se garantir esse
atendimento.
3.2- MATRÍCULA DE
ALUNOS ORIUNDOS DE OUTRAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO
Alunos oriundos de outras redes públicas de ensino poderão ser
matriculados no Atendimento Pedagógico Especializado – APE, em Sala de Recursos
na Rede de Ensino do Estado de
São Paulo desde que a rede de origem não oferte esse tipo de atendimento.
4- ORGANIZAÇÃO DO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO – APE
4.1 Tendo em vista o disposto na alínea b do inciso I do artigo 3º,
combinado com os incisos I, III, IV, V, VII, IX e X do artigo 9º, da Resolução
SE 61/2014, sugere-se que o professor com aulas de Turmas de Sala de Recursos
disponibilize 02 (duas) aulas, das 10 (dez) aulas atribuídas, para a aplicação de
avaliações, elaboração de relatórios e demais atendimentos pertinentes à
atuação do professor especializado.
4.2 Orienta-se que o horário do professor seja organizado de forma
contínua, em aulas consecutivas (duplas ou triplas), para atendimento ao
disposto na alínea "d", do inciso I, do artigo 3º, da Resolução SE
61/2014.
5- AVALIAÇÃO INICIAL
Para estabelecer parâmetros de Atendimento Pedagógico Especializado
- APE aos alunos que apresentam surdez/deficiência auditiva faz-se necessário
que um professor especializado
realize a avaliação inicial, conforme Anexos I e II desta
Instrução,a ser realizada no ato da matrícula do aluno na Sala de Recursos,com
reavaliação ao final de cada ano letivo.Para tanto, e à vista da natureza de
ações descentralizadas que caracterizam a operacionalização da educação
inclusiva,
a equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino poderá contar
com o suporte das equipes multiprofissionais dos CAPE Regionais, em que todas
são constituídas por psicólogo, terapeuta
ocupacional, fonoaudiólogo e psicopedagogo. Os CAPE Regionais,
atualmente, se apresentam organizados em 15 unidades, a saber:
Mais informações poderão ser encontradas no link:
http://cape.edunet.sp.gov.br/ (obs.: utilizar Internet Explorer como navegador)
Caso, no processo de avaliação inicial realizado pelo professor
especializado ou mesmo no decorrer do atendimento ao aluno público
alvo da Educação Especial na rede pública estadual, se fizer necessário uma
reavaliação da equipe multiprofissional do CAPE Regional, essa providência
deverá ocorrer mediante solicitação encaminhada à equipe de Educação Especial da
Diretoria de Ensino de origem do aluno.
6- ADAPTAÇÕES DE
ACESSO AO CURRÍCULO
As adaptações de acesso ao currículo são recursos necessários à
escolarização de alunos com surdez/deficiência auditiva com o objetivo de
preservar a equivalência de oportunidades e de materiais didático-pedagógicos
adequados ao desenvolvimento do currículo regular desenvolvido na classe comum.
O trabalho de adaptação de acesso ao currículo para os alunos com
surdez/deficiência auditiva deve resultar da interação entre o professor
especializado da Sala de Recursos (ou
Itinerante) e os professores de classe comum.
Entende-se por currículo regular:
a) para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: as
expectativas de aprendizagem, sendo o ponto de partida para a adaptação de
acesso, a rotina semanal e as modalidades organizativas;
b) para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries
do Ensino Médio, o ponto de partida para a adaptação de acesso é o Currículo do
Estado de São Paulo para as diferentes
disciplinas e seus materiais de apoio.
7- PLANO DE
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO – PAI
O Plano de Avaliação Individual – PAI (Anexo III) representa um
instrumento para definição de metas e estratégias para atendimento dos alunos,
a partir do processo inicial de Avaliação. O PAI deve nortear as ações de
acesso e de habilidades na Sala de Recursos, apontando o trabalho a ser
desenvolvido com o aluno, a partir de suas potencialidades e necessidades.
8- DAS ATRIBUIÇÕES
ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES
8.1- PROFESSOR
ESPECIALIZADO
Dentre outras atribuições específicas, o professor especializado na
área de surdez/deficiência auditiva, da Sala de Recursos ou do Atendimento
Itinerante, deverá:
8.1.1- elaborar o Plano de Atendimento Individual (PAI), para cada aluno
que frequentar a Sala de Recursos de surdez/deficiência auditiva;
8.1.2- orientar os professores da classe comum, durante as aulas, a
acomodar o aluno na posição mais adequada da sala, para facilitar a
visualização do professor, professor interlocutor e a lousa;
8.1.3- atender aos alunos nos aspectos da linguagem, estimulando a
comunicação e dissipando as dificuldades impeditivas de aprendizagem pelos
quais os alunos são encaminhados.
Para tanto, deverá trabalhar:
8.1.3.1- o Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como primeira
língua (L1);
8.1.3.2- o Ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como
segunda língua (L2);
8.1.4- produzir e adequar materiais didáticos e pedagógicos, de acordo
com as necessidades do aluno, utilizando o apoio visual e em Libras, entre
outros;
8.1.5- oferecer apoio pedagógico ao aluno contribuindo com o
desenvolvimento de sua aprendizagem;
8.1.6- realizar avaliação individual e contínua por meio de relatório
circunstanciado e ficha de observação periódica para compor o relatório
bimestral dos alunos com surdez/deficiência
auditiva, considerando as habilidades e competências que foram desenvolvidas
na Sala de Recursos, durante o ano letivo;
8.1.7- orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias
de ensino para apoio da inserção dos alunos com surdez/deficiência auditiva nas
classes comuns;
8.1.8- oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes
comuns;
8.1.9- fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos
alunos bem como à comunidade escolar.
8.2- ATRIBUIÇÕES
ESPECÍFICAS DO PROFESSOR INTERLOCUTOR
Além do contido na Resolução SE 38/2009, o Professor Interlocutor
deverá:
8.2.1- fazer a interpretação para os alunos surdos/deficientes auditivos
em grupos de até 4 (quatro), por sala;
8.2.2- conhecer antecipadamente o conteúdo das aulas;
8.2.3- organizar antecipadamente as palavras e os apoios visuais;
8.2.4- apresentar todo o conteúdo em Libras, com o apoio de recursos
visuais e/ou tecnológicos;
8.2.5- posicionar-se em frente ao(s) aluno(s) com surdez/deficiência
auditiva e interpretar conforme comunicação, por eles adquirida;
8.2.6- transmitir ao professor as dúvidas dos alunos com surdez/deficiência
auditiva, garantindo, assim, a mediação entre eles;
8.2.7- interpretar, também, a interação dos colegas com o professor e
outros eventos em que a unidade escolar participe;
8.2.8- interpretar a avaliação em Libras, zelando pela coerência entre
os conceitos e o objetivo estabelecido;
8.2.9- realizar adaptações de acesso ao currículo, antecipadamente, juntamente
com o professor da classe/aula comum, bem como trabalhar na complementação dos
conceitos;
8.2.10- solicitar ao professor da classe/aula comum a explicação do
conceito por ele apresentado e não entendido pelo aluno, sempre que este
precisar.
9- AVALIAÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA
A avaliação do aluno com surdez/deficiência auditiva obedecerá aos
mesmos critérios gerais, previstos no regimento escolar e nas normas vigentes
da SEE que dispõem sobre o registro do rendimento escolar dos alunos das
escolas da Rede Estadual. As notas atribuídas deverão refletir o desempenho
escolar do aluno na ficha escolar. A escrita em Português dos
alunos com surdez/deficiência
auditiva deve ser aprimorada a cada ano letivo; deve-se observar
que o professor deverá avaliá-los, também, por meio da Libras. As respostas à
avaliação podem, nesse caso, ser gravadas e apresentadas em Libras pelo aluno
ou mediadas pelo interlocutor.
10- HISTÓRICO
ESCOLAR
Os alunos com surdez/deficiência auditiva receberão o histórico
escolar definido pela legislação vigente destinado a todos os alunos e terão
certificação, seja ao final do Ensino Fundamental como ao final do Ensino
Médio.
11- TRANSFERÊNCIA
Nos casos de transferência do aluno dentro da própria Rede, a
escola de origem deverá encaminhar a avaliação audiométrica,o relatório
pedagógico e o relatório contendo os tipos de apoio
para a nova unidade escolar.Os alunos transferidos de outras redes
(particular, municipal
ou de outros Estados), com indicação de surdez/deficiência
auditiva,deverão, igualmente, apresentar a avaliação audiométrica.
12- REGISTROS
ANTERIORES A ESTA INSTRUÇÃO
Para o aluno informado no Sistema de Cadastro de Alunos com
surdez/deficiência auditiva, em data anterior à publicação desta Instrução, a
avaliação audiométrica, conforme os itens 1 e 3 desta Instrução, deverá ser
solicitada pela escola na qual o aluno se encontre matriculado.
ANEXO I
DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM
SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Nome:
____________________________________________________________________________________
Data
de nascimento: ___/___/______/ Idade: _______
Escola:
___________________________________________________________________________________
ano/série:
________ período: ________
Tipo
de deficiência:
Surdez
( ) Deficiência Auditiva ( )
Grau
de surdez/deficiência auditiva:
leve
( ) moderada ( ) severa (
) profunda ( )
Laudo/Perda
Auditiva em dB, tipo de perda
______________________________________________________________________________________
1
- Serviços oferecidos ao aluno:
Sala
de Recursos ( )
Itinerância
( )
Sem
apoio especializado ( )
Professor
interlocutor ( )
Apoio
para letramento no contra turno ( )
Comunidade
surda e/ou apoio em Libras ( )
Fonoaudióloga
ou psicopedagogo ( )
2
- Recursos auditivos
Aparelho
de amplificação sonora AASI ( )
Aparelho
FM ( )
Implante
coclear ( )
Nenhum
( )
3
- Faz uso de Libras?
Sim
( ) Não ( )
Se
"SIM", há quanto tempo? _____________________
Qual
sua fluência em Libras?
Boa
( ) Mediana ( ) Insuficiente ( )
Justifique:
______________________________________________________________________________________
4
- Faz uso da Oralização?
Sim
( ) Não ( )
Se
"SIM", há quanto tempo? _____________________
Qual
sua fluência na Oralização?
Boa
( ) Mediana ( ) Insuficiente ( )
Justifique:
______________________________________________________________________________________5
- Compreende os textos usados na sua classe?
Sim
( ) Não ( )
Qual
sua Compreensão?
Boa
( ) Mediana ( ) Insuficiente
Justifique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6
- Escreve com coerência?
Sim
( ) Não ( )
Qual
sua Coerência?
Boa
( ) Mediana ( ) Insuficiente ( )
Justifique:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7
- Lê e compreende?
Sim
( ) Não ( )
Qual
a compreensão de sua leitura?
Boa
( ) Mediana ( ) Insuficiente ( )
Justifique?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-
Aspecto Cognitivo
2.1-
Memória (consegue reter os conhecimentos por um tempo maior) ( )
2.2-
Atenção (atenta aos temas ou às atividades da sala de aula) ( )
2.3-Transferência de Conhecimento (consegue realizar generalização
do aprendizado em outras situações) ( )
2.4-Resolução
de Problemas (consegue por meios próprios ou utilizando-se das operações
matemáticas) ( )
2.5
- Motivação (precisa estar motivado para realizar atividades) ( )
9-
História de vida
Dados
relevantes de desenvolvimento educacional, familiar e social.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data:
_____/ _____/ _______
________________________________________
Nome
e assinatura do professor responsável
ANEXO II
AVALIAÇÃO FUNCIONAL
DADOS GERAIS
Nome: _______________________________________________________________________________________________
Data de nascimento: ___/___/______/ Idade: _______
Escola: _______________________________________________________________________________________________
ano/série: ________ período: ________
Tipo de deficiência:
Surdez ( ) Deficiência
Auditiva ( )
Grau de surdez/deficiência auditiva:
leve ( ) moderada ( ) severa (
) profunda ( )
Nome e grau de parentesco de quem informou os dados:
_______________________________________________________________________________________________
ENTREVISTA COM OS
PAIS OU PESSOA COM DEFICIÊNCIA
1- Aspecto Auditivo
1.1- Causa da perda auditiva:
_______________________________________________________________________________________________
1.2- Idade do início das dificuldades auditivas:
_______________________________________________________________________________________________
1.3- Modo de progressão da perda auditiva:
estacionário ( ) evolutivo
( )
1.4- Patologia:
hereditária ( ) congênita ( ) adquirida (
)
2 - Recursos auditivos
Aparelho de amplificação sonora AASI ( ) - Há quanto
tempo? ____________
Aparelho FM ( ) - Há quanto
tempo? ____________
Implante coclear ( ) - Há
quanto tempo? ____________
Nenhum ( ) – Descreva o
motivo pelo qual o aluno não usa
recurso auditivo?
_______________________________________________________________________________________________
3
- Assinalar, caso possua familiar com surdez
Pai
( ) Mãe ( ) Outro ( ) _______________________________________________________________________________________________
4
– Há alguém na residência que se comunica em Libras?
Sim
( ) Não ( )
Se
" Sim ", indique o grau de parentesco _______________________________________________________________________________________________
5 - Comunicação:
Quais as formas/habilidades da comunicação:
5.1 - Oralização ( )
5.2 - Libras ( )
5.3 - Sinais emergentes caseiros (
)
5.4 – Vocalização ( )
5.5 - Objetos de referência (
)
5.6 - Clareza da comunicação (
)
5.7 - Coerência e coesão na comunicação ( )
5.8 - Elaboração de frases com lógica de fatos (começo, meio e
fim) ( )
5.9 - Compreensão de perguntas e respostas ( )
5.10 - Adequação do discurso a diferentes contextos ( )
5.11
- Outros ( )________________________________________________________________________________
6 - Canais de Aprendizagem
Canais de aprendizagem utilizados para se apropriar da informação
existente no meio ambiente:
5.1 - Libras ( )
5.2 - Leitura labial ( )
5.3 - Português escrito ( )
5.4
- Outros ( )__________________________________________________________________________________
Data:
_____/ _____/ _______
____________________________________________ 6
Nome
e assinatura do professor responsável
Anexo III
Plano de Atendimento Individual – PAI
Mês / Ano: ___________________________
1-
Identificação
do Aluno:
1.1-Nome do aluno:______________________________________________________________________
1.2-
Data de Nascimento: _____/____/______
1.3-
Ano/Série do aluno: _______
1.4-
Escola de frequência em sala comum:
______________________________________________________________________________________
1.5-
Escola da Sala de Recursos:
______________________________________________________________________________________
1.6- Nome do
Professor Especializado: ______________________________________________________________________________________
1.5- Diretoria de
Ensino: ______________________________________________________________________________________
2-
Descrição das habilidades desenvolvidas pelo aluno:
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
3-
Descrição das habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno em curto, médio e longo
prazo:
Curto:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Médio:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Longo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
Descrição das habilidades a serem desenvolvidas nas salas de recursos: em
curto, médio e longo prazo:
Curto:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Médio:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Longo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Atendimentos Educacionais Especializados:
Outros
acompanhamentos de que o aluno participa fora da escola:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
6-
Levantamento de informações referentes aos interesses do aluno:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
Estratégias:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-
Materiais e Recursos:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-
Observações Relevantes:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data:
_____/_____/______
_____________________
_______________________
Professor
Especializado
____________________________________________
Professor
Coordenador
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