Transtornos Globais do Desenvolvimento


DOE de 15/01/2015, Executivo I, pag 32
Instrução, de 14-1-2015
A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação
Básica, considerando a necessidade de estabelecer procedimentos
a serem observados na escolarização de alunos com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede
Estadual de ensino, de que trata a Resolução SE 61/2014, expede
a seguinte Instrução:
1- DEFINIÇÃO DE TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
- DSM-IV (APA, 2002) utiliza o termo Transtornos Globais do
Desenvolvimento (TGD) para caracterizar os quadros com prejuízos
nas habilidades de interação social, de comunicação e de
comportamento, e com presença de interesses e atividades estereotipados.
Os TGD englobam o Transtorno Autista, o Transtorno
de Rett, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno de
Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra
Especificação.
Atualmente, a Associação Americana de Psiquiatria lançou
o DSM-5 que discute critérios clínicos diferenciados e a elaboração
de uma nova categoria diagnóstica para incluir o autismo.
Propõe excluir da condição de TGD o Transtorno Desintegrativo
da Infância e a Síndrome de Rett.
De acordo com o parágrafo 1º, do artigo 1º, da Lei Federal
12.764/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos
Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, “é
considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela
portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos
seguintes incisos I ou II:
I - deficiência persistente e clinicamente significativa da
comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência
marcada de comunicação verbal e não verbal usada para
interação social; ausência de reciprocidade social; falência em
desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de
desenvolvimento;
II - padrões restritivos e repetitivos de comportamentos,
interesses e atividades, manifestados por comportamentos 
motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos
sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de
comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.”
Assim, especificamente em relação à legislação e às orientações
para a modalidade, a Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo irá utilizar a denominação Transtorno do Espectro
Autista (TEA). De acordo com o DSM-5, o Transtorno do Espectro
Autista (TEA), é subdividido em três níveis:
* Nível III para casos que exigem apoio muito substancial,
com:
a) graves déficits na capacidade de comunicação social,
verbal e não verbal;
b) graves prejuízos no funcionamento, muito limitado em
dar início a interações sociais, resposta mínima às propostas
sociais de outros;
c) inflexibilidade de comportamento, extrema dificuldade
em lidar com a mudança ou outros comportamentos repetitivos/
restritos que interferem significativamente no funcionamento,
em todas as esferas;
d) grande sofrimento/ dificuldade em alterar o foco ou ação.
* Nível II para casos que exigem apoio substancial, com:
a) déficits acentuados das habilidades de comunicação
social, verbal e não verbal;
b) prejuízos sociais aparentes, mesmo com apoio;
c) limitação em dar início a interações sociais e respostas
reduzidas ou anormais a aberturas sociais de outros;
d) inflexibilidade de comportamento, dificuldade em lidar
com a mudança, ou outros comportamentos repetitivos/restritos;
e) sofrimento e/ou dificuldade em alterar o foco ou ação.
* Nível I para casos que exigem apoio. Na ausência de
apoios, podem apresentar:
a) déficits na comunicação social, causando prejuízos
visíveis;
b) dificuldade em iniciar interações sociais e exemplos
claros de resposta atípica ou mal sucedida de incursões sociais
dos outros;
c) interesse reduzido em interações sociais;
d) inflexibilidade de comportamento;
e) dificuldade em alternar atividades;
f) problemas de organização e planejamento são obstáculos
à independência.
2- FORMAS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
(APE)
O Atendimento Pedagógico Especializado (APE), disponibilizado
aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA),
matriculados em classe comum, será garantido sob a forma de:
2.1- Salas de Recursos;
2.2- Itinerância;
2.3- Classe Regida por Professor Especializado (CRPE):,
para os alunos que não se beneficiarem da escolarização no
ensino regular por exigirem apoio muito substancial. Trata-se de
fase transitória, oferecido no contexto da educação inclusiva, a
alunos até a idade de 17 anos;
2.4 – Escolas Credenciadas e Conveniadas, de acordo com
a legislação específica.
3- MATRÍCULA
A matrícula de alunos com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) em unidades escolares da Rede Estadual de ensino seguirá
os trâmites definidos para todos os alunos em idade escolar. A
caracterização como alunos com TEA somente deverá ser registrada
na ficha individual e no Sistema de Cadastro de Alunos, a
partir da apresentação de avaliação inicial do aluno (Anexo I) e
do laudo médico.
3.1- MATRÍCULA EM SALA DE RECURSOS
Para matrícula do aluno em Sala de Recursos, e garantia do
respectivo atendimento, a avaliação inicial do aluno (Anexo I) e
o laudo médico deverão fazer parte da documentação.
3.1.1- MATRÍCULA EM CRPE – CLASSE REGIDA POR PROFESSOR
ESPECIALIZADO
Para matrícula do aluno em CRPE, deverá ser instruído um
processo contendo a matrícula do aluno no sistema (print da
tela), a avaliação inicial do aluno (Anexo I), o laudo médico e um
relatório circunstanciado que comprove a necessidade de apoio
muito substancial ou substancial, acompanhado das justificativas
da necessidade desse atendimento. Atenção especial deve
ser dispensada ao disposto no inciso II do artigo 3º da Resolução
SE 61/2014, bem como ao fluxo do processo a ser encaminhado,
via Diretoria de Ensino, à CGEB/DEGEB/CAESP/CAPE, que deverá
conter parecer da Equipe de Educação Especial da Diretoria de
Ensino, ratificado pelo Dirigente de Ensino.
3.2- MATRÍCULA DE ALUNOS ORIUNDOS DE OUTRAS
REDES PÚBLICAS DE ENSINO
Alunos oriundos de outras redes públicas de ensino poderão
ser matriculados no Atendimento Pedagógico Especializado
– APE, em Sala de Recursos na Rede de Ensino do Estado de
São Paulo desde que a rede de origem não oferte esse tipo de
atendimento.
4 – ORGANIZAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
ESPECIALIZADO – APE
4.1. Tendo em vista o disposto na alínea “b”, do inciso I,
do artigo 3º, combinado com os incisos I, III, IV, V, VII, IX e X do
artigo 9º, da Resolução SE 61/2014, sugere-se que o professor
com aulas de Turmas de Sala de Recursos disponibilize 02
(duas) aulas, das 10 (dez) aulas atribuídas, para a aplicação
de avaliações, elaboração de relatórios e demais atendimentos
pertinentes à atuação do professor especializado.
4.2. Orienta-se que o horário do professor seja organizado
de forma contínua, em aulas consecutivas (duplas ou triplas),
para atendimento ao disposto na alínea “d”, do inciso I, do
artigo 3º, da Resolução SE 61/2014.
5- AVALIAÇÃO INICIAL
Para estabelecer parâmetros de Atendimento Pedagógico
Especializado - APE aos alunos que apresentam surdez/deficiência
auditiva faz-se necessário que um professor especializado
realize a avaliação inicial, conforme Anexos I e II desta Instrução,
a ser realizada no ato da matrícula do aluno na Sala de Recursos,
com reavaliação ao final de cada ano letivo.
Para tanto, e à vista da natureza de ações descentralizadas
que caracterizam a operacionalização da educação inclusiva,
a equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino poderá
contar com o suporte das equipes multiprofissionais dos CAPE
Regionais, em que todas são constituídas por psicólogo, terapeuta
ocupacional, fonoaudiólogo e psicopedagogo. Os CAPE
Regionais, atualmente, se apresentam organizados em 15
unidades, a saber:
DIRETORIA SEDE ÁREA DE JURISDIÇÃO
Araçatuba Andradina, Araçatuba, Birigui, Fernandópolis, Jales, Penápolis, Votuporanga.
Caieiras Caieiras, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco, Taboão
da Serra.
Campinas Oeste Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste,
Capivari, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré, São João
da Boa Vista.
Centro Oeste Centro, Centro Oeste, Norte 1, Norte 2.
Franca Araraquara, Franca, Jaboticabal, Pirassununga, Ribeirão Preto, São
Carlos, Sertãozinho, São Joaquim da Barra.
Guaratinguetá Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José
dos Campos, Taubaté.
Itaquaquecetuba Guarulhos Norte, Guarulhos Sul, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi
das Cruzes.
Leste 3 Leste 1, Leste 2, Leste 3, Leste 4, Leste 5.
Marília Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Marília, Piraju.
Santo Anastácio Adamantina, Assis, Mirante do Paranapanema, Ourinhos, Presidente
Prudente, Santo Anastácio, Tupã.
Santos Miracatu, Registro, Santos, São Vicente.
São Bernardo do Campo Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo.
São José do Rio Preto Barretos, Catanduva, José Bonifácio, São José do Rio Preto, Taqua  Sorocaba Apiaí, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Itu, São Roque, Sorocaba, Votorantim.
Sul 3 Centro Sul, Sul 1, Sul 2, Sul 3.
Mais informações poderão ser encontradas no link: http://
cape.edunet.sp.gov.br/ (obs.: utilizar Internet Explorer como
navegador)
Caso, no processo de avaliação inicial realizado pelo professor
especializado ou mesmo no decorrer do atendimento
ao aluno público-alvo da Educação Especial na rede pública
estadual, se fizer necessário uma reavaliação da equipe multiprofissional
do CAPE Regional, essa providência deverá ocorrer
mediante solicitação encaminhada à equipe de Educação Especial
da Diretoria de Ensino de origem do aluno.
6- PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO – PAI
Após a realização da avaliação inicial, deverá ser elaborado
o Plano de Atendimento Individual (PAI), conforme Anexo II
desta Instrução. O PAI representa um instrumento para definição
de metas e estratégias para atendimento dos alunos, a partir do
processo inicial de avaliação e deve nortear as ações de acesso
e de habilidades na Sala de Recursos, apontando o trabalho a
ser desenvolvido com o aluno, a partir de suas potencialidades
e necessidades.
7- ADAPTAÇÕES CURRICULARES E DE ACESSO AO CURRÍCULO
7.1 – Adaptações curriculares: a adaptação do currículo
regular implica no planejamento das ações pedagógicas dos
docentes, de forma a possibilitar variações no objetivo, no conteúdo,
na metodologia, nas atividades, na avaliação e na temporalidade
do processo de aprendizagem dos alunos com TEA.
7.2 – Adaptações curriculares de acesso ao currículo: são
modificações ou provisão de recursos espaciais, materiais,
pessoais ou de comunicação que auxiliarão no desenvolvimento
global dos alunos com TEA.
7.3 – Entende-se por currículo regular:
7.3.1 - para os anos iniciais do Ensino Fundamental: as
expectativas de aprendizagem, sendo o ponto de partida para
a adaptação de acesso a rotina semanal e as modalidades
organizativas;
7.3.2 - para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
e das séries do Ensino Médio, o ponto de partida para a
adaptação de acesso é o Currículo do Estado de São Paulo para
as diferentes disciplinas e seus materiais de apoio.
7.4 - Entende-se por currículo funcional natural uma
proposta metodológica para atendimento de pessoas com
dificuldades de comunicação, interação social, comportamento
e aprendizagem.
O trabalho de adaptação curricular e de acesso ao currículo
para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve
resultar da interação entre o professor especializado da Sala
de Recursos (ou Itinerante) e os professores da classe comum.
Sugere-se no Anexo III um roteiro para registro da adaptação
curricular realizada pelo professor da classe/aula regular.
8- ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES
Além das atribuições previstas na Resolução SE 61/2014,
o professor especializado na área de Transtorno do Espectro
Autista (TEA) deverá:
8.1- realizar a avaliação inicial dos alunos com Transtorno
do Espectro Autista de acordo com o Anexo I desta Instrução;
8.2- elaborar o Plano de Atendimento Individual – PAI
(Anexo II) para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos
para Transtorno do Espectro Autista;
8.3- identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e
de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação
dos alunos, considerando suas necessidades específicas;
8.4- elaborar, quando professor especializado regente de
uma CRPE, o currículo funcional para os alunos;
8.5 – adequar e produzir materiais didático-pedagógicos;
8.6. – desenvolver atividade de vida autônoma.
9- AVALIAÇÃO DO ALUNO COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO
AUTISTA
A avaliação do aluno com TEA, na classe comum, obedecerá
aos mesmos critérios gerais previstos no regimento escolar e
nas normas vigentes da SEE, que dispõem sobre o registro do
rendimento escolar dos alunos das escolas da Rede Estadual.
Entretanto, deverá ter por base as adaptações que foram realizadas
para o aluno.
10- HISTÓRICO ESCOLAR
Os alunos com Transtornos do Espectro Autista receberão
o histórico escolar definido pela legislação vigente destinado
a todos os alunos e terão certificação, seja ao final do Ensino
Fundamental, seja ao final do Ensino Médio.
Na expedição do certificado, entretanto, deverá ser registrada
no campo "Observações” a seguinte informação: “Para
a expedição do presente histórico escolar foram atendidas as
condições estabelecidas na Resolução SE 61/2014”.
11- TERMINALIDADE ESPECÍFICA
Os alunos com Transtorno do Espectro Autista com 17 anos,
que frequentam Classes Regidas por Professor Especializado
(CRPE) nas escolas da rede estadual de ensino, e que já se
beneficiaram do currículo funcional oferecido, poderão receber
o Certificado de Terminalidade Específica, conforme orientações
constantes nos Anexos IV, V e VI desta instrução.
Fazem jus à certificação apenas os alunos com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) que:
* apresentam significativa defasagem entre idade e série/
ano;
* exigem apoio muito substancial de nível III e substancial
de nível II segundo DSM – 5, e que, portanto apresentam inflexibilidade
nos comportamentos constantes e grande dificuldade
para gerir sua vida;
* revelam esgotadas todas as possibilidades de avanço no
âmbito/escola e, portanto, no processo de escolarização.
12- TRANSFERÊNCIA
Nos casos de transferência de aluno entre unidades pertencentes
à mesma rede de ensino, a escola de origem deverá
encaminhar a avaliação inicial do aluno (Anexo I), acompanhada
de relatório que descreva os avanços do aluno em relação a essa
avaliação, e do laudo médico.
Os alunos transferidos de outras redes (particular, municipal
ou de outros Estados), com laudo médico de Transtorno do
Espectro Autista, terão garantido o Atendimento Pedagógico
Especializado (APE) mediante avaliação inicial (Anexo I) conforme
Item 3 desta Instrução.
13- DOCUMENTAÇÃO
Os alunos com transtornos do espectro autista devem
possuir:
13.1- Portfólio com os seguintes documentos:
a) planejamento geral;
b) roteiro para relatório da avaliação inicial do aluno –
Anexo I;
c) plano de Atendimento Individual (PAI) – Anexo II;
d) registro de adaptação curricular;
e) ficha de acompanhamento diário do aluno - Anexo III;
f) registro de atendimento aos pais, professores e outros;
g) registros das atividades.
13.2- Prontuário com os seguintes documentos:
a) ficha de identificação do aluno;
b) cronograma de atendimento;
c) frequência na Sala de Recursos – TEA;
d) frequência da sala regular;
e) laudo médico por neurologista ou psiquiatra.
14- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APA (American Psychiatric Association). (2002). DSMIV-TR:
Manual estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre, RS:
Artmed.
American Psichiatric Association. DSM-5 Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª edição, 2014.
Artmed – São Paulo.  BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. LDB 9.394, de 20-12-1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva - Documento elaborado pelo Grupo de
Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial 555, de 5 de junho
de 2007, prorrogada pela Portaria 948, de 09-10-2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/
SEESP, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação
Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com
Transtorno do Espectro Autista - LEI 12.764, de 27-12-2012.
ANEXO I
AVALIAÇÃO INICIAL DO ALUNO
I- Dados Gerais:
1- Mês e Ano: ___________/________
2- Nome do aluno:_____________________________
3- Data de nascimento: ____/____/_____
4- Endereço residencial: __________________________
5- Telefone de contato da família: _____________
6- Escola:__________________________________
7- Ano/Série: __________________
8- Diretoria de Ensino: _____________________________
9- Motivo do encaminhamento para avaliação: _______
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_____
II- Intervenção e interação afetiva, social e familiar
1- Histórico do Aluno
* descrição das características do aluno (sociabilidade e
afetividade);
* relacionamento com a família e grupos;
* expectativas da família;
* antecedentes de atendimento escolar;
* antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico
e terapêutico).
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
2- Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado
(com os professores e colegas)
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________________________
3- Relacionamento com seu grupo social
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
4- Interação do aluno com o professor especializado, em
situação de avaliação
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
III- Avaliação pelo professor especializado
1- Comunicação
* habilidades para compreender e expressar informações
por meio de comportamentos simbólicos ou não simbólicos;
* comunicação por mensagens: verbais, gestuais, expressões
corporais e faciais;
* clareza da comunicação;
* coerência e coesão na comunicação;
* elaboração de frases com estrutura lógica de fatos (começo,
meio e fim);
* compreensão de respostas;
* adequação do discurso a diferentes contextos.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
2- Autocuidado
* independência/autonomia em relação a higiene pessoal
(banhar-se, secar-se, lavar as mãos, etc.);
* independência/autonomia em relação ao controle do
esfíncter;
* independência/autonomia para vestir-se e alimentar-se.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________
_____________________________________________
__________________
3- Vida no lar
* alimentação (abrir a geladeira, pegar o alimento, preparar
a refeição ou esquentar);
* realização de tarefas domésticas (limpar a casa, lavar
louça, roupas, passar a ferro, fazer compras, preparar refeições,
etc.).
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
4- Habilidades sociais
* relações familiares;
* relações com o grupo (interações interpessoais);
* relações com estranhos;
* relações formais;
* estabelecimento de vínculos;
* liderança;
* autodefesa;
* autocrítica.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
5. Desempenho na comunidade
* conhecimento de seus direitos;
* conhecimento de seus deveres;
* conhecimento dos recursos da comunidade (igreja, hospital,
corpo de bombeiro, clube, etc.);
* utilização dos recursos da comunidade com autonomia/
independência;  * desempenho de atividade na comunidade, com suporte
ou não;
* reconhecimento pelas atividades que desempenha.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
6. Independência na locomoção
* deslocamento com independência em casa, na escola,
na rua;
* utilização de transporte (carros, ônibus, trem, avião, etc.);
* independência e autonomia na utilização dos transportes.
_____________________________________________
__________________
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
7. Saúde e Segurança
* cuidado com a própria saúde: consciência, autonomia e
independência para cuidar da própria saúde;
* administração de medicamentos;
* preservação da sua vida e do outro.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
8- Habilidades acadêmicas
* interesse (foco de interesse, realização com competência/
autonomia);
* atenção (tempo de atenção ao receber as comandas,
impulsividade);
* concentração (sustentação do foco, tempo de atenção
para realização da atividade com independência, autonomia,
buscando recursos internos);
* compreensão e atendimento a ordens (simples e complexas);
* qualidade da atividade desempenhada (atingiu o objetivo
proposto com proficiência para habilidade avaliada);
* habilidade sensório-motora:
a. imagem corporal;
b. esquema e equilíbrio corporal;
c. percepção e memória visual;
d. percepção e memória auditiva;
e. percepção gustativa, tátil, olfativa;
f. orientação temporal;
g. orientação espacial;
h. habilidade motora;
* pensamento lógico;
* expressão criativa;
* linguagem e comunicação escrita;
* raciocínio lógico-matemático:
a. conhecimento de numerais (identifica, nomeia, associa o
numeral à quantidade);
b. identificação, comparação, pareamento, agrupamento,
classificação, seriação;
c. realização de operações matemáticas;
d. resolução de problemas simples;
e. resolução de problemas complexos.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
___________________________
9. Lazer
* manifestação de preferência por alguma atividade de
lazer;
* utilização de jogos, brincadeiras, danças, etc.;
* entendimento de regras dos jogos, brincadeiras, danças
etc.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
IV. Conclusão
Considerando a avaliação pedagógica, o aluno possui comprometimento
nas seguintes áreas:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________________________
V- Observações do Professor Especializado e condutas a
serem seguidas:
* o professor especializado deverá descrever quais as habilidades
que o aluno possui, com base no roteiro de avaliação
pedagógica;
* deverão constar as habilidades que o aluno precisará
desenvolver, caso seja necessário o encaminhamento para o
Atendimento Pedagógico Especializado;
* indicar quantas vezes por semana e quantas horas o
aluno deverá frequentar;
* pontuar se o atendimento será individual ou em pequenos
grupos.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
___________________________
VI- A Avaliação Pedagógica deverá ser validada pelos
seguintes profissionais:
* Professor Especializado avaliador;
* Professor Coordenador responsável;
* Diretor da unidade escolar;
* PCNP de Educação Especial e
* Supervisor de Ensino responsável pela Educação Especial
_____________________ _____________________
Professor Especializado Professor Coordenador
ANEXO II
PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL - PAI
Ano:_____________ Mês:_______________
Nome do Professor Especializado:_________ __________
Diretoria de Ensino: _________________________________ ______________Escola da Sala de Recursos: _____________
__________________________
Nome do Aluno:________________________________
__________________
Data de Nascimento: ______/_______/_________/
Escola de frequência Sala Comum: __________________
________________
Série/Ano do aluno: _____________
Informações Adicionais:
* Descrição das potencialidades do aluno
____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_____
* Descrição das habilidades a serem desenvolvidas pelo
aluno: curto / médio / longo prazo
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
___________________________________________
* Descrição das habilidades a serem desenvolvidas nas
salas de recursos: a curto, médio e longo prazo
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________
* Atendimentos Educacionais Especializados: outros acompanhamentos
que o aluno participe fora da escola
_____________________________________________
________________________________________________
_______________________
* Levantamento de informações referentes aos interesses
do aluno
_____________________________________________
________________________________________________
_______________________
* Estratégias
_____________________________________________
________________________________________________
_______________________
* Materiais e Recursos
_____________________________________________
________________________________________________
_______________________
* Observações Relevantes:
_____________________________________________
________________________________________________
_______________________
Data: ............../.............../..........
______________________
Nome e Assinatura do(a) Professor(a) Especializado(a)
______________________
Nome e Assinatura do(a) Professor(a) Coordenador(a)
ANEXO III
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DO ALUNO
(Para uso do Professor da Classe Comum - Elaboração
semanal)
1 - Informações Gerais
Nome do aluno:________________________________
_________________
Escola:______________________________________
Ano/Série: ___________
Data do atendimento: ____/ ____/ ______
Quantidade de horas de atendimento: _______
2 – Ações desenvolvidas com o aluno
Tipo de Atividade:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
Objetivo:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________
Recursos:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
______________
Intervenção:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
3 – Materiais preparados para o aluno e/ou professor da
sala comum:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_____________________________________________
4 – Observações Relevantes:
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_____________________
Data: _____/_____/_____
______________________
Nome e Assinatura do(a) Professor(a) Especializado(a)
______________________
Nome e Assinatura do(a) Professor(a) Coordenador(a)
ANEXO IV
Orientações gerais para expedição do Certificado de Terminalidade
Específica
1- O Certificado de Terminalidade Específica do Ensino
Fundamental poderá ser expedido, somente, ao aluno com 17
(dezessete) anos completos.
2- A expedição do Certificado de Terminalidade Específica
será de competência do Diretor da Unidade Escolar em que o
aluno estiver matriculado. Para tanto, um acervo de documentação
individual do aluno deve ser analisado. Desse acervo deverão
constar, além de um relatório circunstanciado, os seguintes
documentos:
2.1- avaliação do aluno, de acordo com o Anexo I, e os
registros periódicos e contínuos do atendimento realizado na
CRPE;
2.2- parecer favorável emitido pelos supervisores responsáveis
pela Educação Especial e pela Unidade Escolar nas
Diretorias Regionais de Ensino.
3- Caberá ao professor especializado fazer: 3.1- avaliação de acordo com o Anexo I;
3.2- registros periódicos e contínuos do atendimento realizado
na CRPE;
3.3- avaliação pedagógica descritiva das habilidades e
competências desenvolvidas pelo aluno, com parecer conclusivo.
4- Caberá ao Diretor da Unidade Escolar:
4.1- analisar e emitir parecer sobre o relatório final, que
expresse o processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno
indicado para Terminalidade Específica;
4.2- expedir o Certificado de Terminalidade Específica.
5- Caberá aos Supervisores responsáveis pela Educação
Especial e pela Unidade Escolar:
5.1- orientar o processo de avaliação do aluno, para expedição
do Certificado de Terminalidade Específica;
5.2- analisar toda documentação referente à vida escolar
do aluno para concessão do Certificado de Terminalidade
Específica;
5.3- emitir parecer favorável à certificação de Terminalidade
Específica.
6- Caberá à Diretoria de Ensino, por meio da equipe
responsável pela Educação Especial, emitir parecer sobre os
documentos que serão anexados ao Certificado de Terminalidade
Específica.
ANEXO V
RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO INDICADO À
TERMINALIDADE ESPECÍFICA
Diretoria de Ensino: ____________________________
_________
Unidade Escolar: ________________________________
_________________
Nome do Aluno: ________________________________
_________________
Data de nascimento: ____/____/______/
1- Proposta pedagógica oferecida ao aluno, considerando:
a) os objetivos e conteúdos curriculares de caráter funcional
e prático (consciência de si, posicionamento diante do outro,
cuidados pessoais e de vida diária);
b) relacionamento interpessoal;
c) exercício da autonomia;
d) conhecimento do meio social;
e) habilidades e competências apresentadas pelo aluno;
f) dificuldades apresentadas pelo aluno.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
2 - Elementos de apoio oferecidos pela família, profissionais
clínicos e outros.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
3 - Proposta pedagógica desenvolvida para o aluno no
apoio pedagógico especializado com a colaboração da família.
_____________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________
Nome e Assinatura do Professor Especializado na área da
Deficiência Intelectual
Nome e Assinatura do Supervisor de Ensino responsável
pela Unidade Escolar
Nome e Assinatura dos membros da equipe responsável
pela Educação Especial na Diretoria de Ensino (Supervisor de
Ensino e Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico)
Obs.: Esse documento deverá ser um compilado das fichas
de observação realizadas ao longo do processo educacional do
aluno, de acordo com o artigo 12 da Resolução SE 61/2014.
ANEXO VI
CERTIFICADO DE TERMINALIDADE ESPECÍFICA
O Diretor da (nome da Unidade Escolar) ______________,
de acordo com o inciso VII do Artigo 24 e inciso II do Artigo
59, da Lei Federal 9.394/96, o Parágrafo Único do Artigo 12
da Deliberação CEE 68/2007 e o Artigo 12 da Resolução SE
61/2014, certifica que _______________________________
________________________________
RG _______________, nascido em ___/ ___/ _____,
concluiu o programa específico oferecido na Classe Regida por
Professor Especializado, em regime de Terminalidade Específica,
no ano letivo de ______.
São Paulo,______ de____________ de__________ .
_____________________________
Gerente de Organização Escolar (carimbo e assinatura)
______________________________
Diretor da Unidade Escolar (carimbo e assinatura)

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